logotipo joao daniel
Pesquisar
Close this search box.

Biografia

João Daniel

JOÃO DANIEL - PT/SE

JOAO SOMARIVA DANIEL
Nascimento: 22/08/1967
Naturalidade: São Lourenço D’Oeste , SC
Profissões: Agricultor
Filiação: Angelino Daniel e Lourdes Somariva Daniel 

UMA HISTÓRIA DE VIDA! UMA HISTÓRIA POPULAR!

Natural de Santa Catarina, filho de pequenos agricultores, João Daniel (PT) nasceu em 1967. Aos 17 anos, iniciou sua trajetória de luta atuando pela Pastoral da Juventude, e há cerca de 20 anos chegou em Sergipe com a tarefa de ajudar na fundação do MST no estado. 

Vivenciou despejos violentos, ameaças e até tortura, mas isso não o desanimou de seu objetivo. Manteve-se sempre à frente das ocupações de terra no estado, organizando os trabalhadores e trabalhadoras rurais. 

Ao eleger-se deputado estadual em 2010, esteve à frente em defesa da luta dos trabalhadores da construção civil por melhores condições de trabalho, da luta pela melhoria do ensino, bem como a implantação do campus da universidade no sertão do estado. 

Na defesa da renegociação e anistia da dívida de pequenos agricultores e assentados, aprovou a implantação da lei estadual 7.270, que trata da implantação de sistemas de produção agroecológicos pelos agricultores familiares em Sergipe, entre muitas outras conquistas para o povo.

Eleito deputado federal em 2014, João Daniel participou de importantes momentos da história do Brasil, tendo sido árduo defensor da presidenta Dilma durante o processo de golpe mascarado de impeachment ao qual foi submetida. Votou NÃO ao processo e se manteve em defesa dos trabalhadores e da população durante o restante do mandato, em que também se posicionou contra as reformas trabalhista e previdenciária e a PEC responsável por congelar investimentos no país.

Reeleito em 2018, o deputado sergipano tem convivido com um dos momentos mais graves da redemocratização do país com o Governo de Jair Bolsonaro. João tem feito um trabalho notável de denúncia do fascismo e do massacre promovido por Bolsonaro em diferentes frentes, incluindo na pandemia da Covid-19.

Nesse período contra as reformas que atacam os trabalhadores e foi um defensor árduo do auxílio emergencial, aprovado por iniciativa do Congresso Nacional em 2020, indo de encontro ao presidente Bolsonaro, que naquele momento inseria a população em um contexto de medo pela falta de renda em plena pandemia.

Foi eleito presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia (CINDRA) na Câmara dos Deputados e, desde então, tem se notabilizado pelas realizações de audiências de destaque e pela defesa intransigente do Meio Ambiente.

Pular para o conteúdo