logotipo joao daniel

Federação PT, PCDOB E PV emite nota contra Bolsonaro por crime de lesa-pátria

Os diretórios sergipanos dos partidos que compõem a Federação Brasil da Esperança “Fé Brasil”, formada por PT, PCdoB e PV, vêm a público repudiar o presidente Jair Bolsonaro (PL) por uso da estrutura pública para propagar mentiras sobre o sistema eleitoral brasileiro, deslegitimar sua credibilidade e fragilizar a Democracia na presença de ministros de Estado, do presidente do Superior Tribunal Militar e de mais de 30 embaixadores de diversos países.

Na última segunda-feira, 18, Bolsonaro usou de um ato oficial no Palácio do Planalto, uma reunião com embaixadores, para disseminar informações falsas e fazer acusações sobre o sistema eleitoral brasileiro, como, por exemplo, de que as eleições de 2014 e 2018 foram fraudadas, fato que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já comprovou ser falso.

A reunião foi transmitida pela TV Brasil, que é pública. O presidente da República colocou em dúvida a realização do próximo pleito ao ameaçar que as eleições poderão não acontecer caso a Justiça Eleitoral não aceite as sugestões das Forças Armadas. Reiterou ainda ataques aos ministros do STF e, também criticou o convite feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para entidades internacionais fiscalizarem as eleições.

A Constituição Federal manifesta, expressamente, a existência de crime de responsabilidade quando se atenta contra a democracia, contra a União, contra o Poder Judiciário, contra a Segurança Interna do país e contra a Probidade na administração. Bolsonaro cometeu todos esses crimes ao ameaçar o Estado Democrático de Direito. Cometeu abuso de poder ao deslegitimar poderes constituídos. Fez uso da estrutura pública para fins não-republicanos e sem fundamentação e expôs a segurança nacional ao alarmar, internacionalmente, a insegurança jurídica e política no país.

Bolsonaro tenta, mais uma vez, ameaçar a democracia ao trazer elementos frágeis e mentirosos que sirvam de pretexto a um Golpe de Estado tão anunciado irresponsavelmente pelo mandatário. Ele está atrás em todas as pesquisas e sem nenhuma perspectiva de chegar, sequer, ao 2º turno na eleição que se aproxima, apesar das tentativas visivelmente eleitoreiras, de curta duração, que tem promovido.

Neste sentido, repudiamos este crime de lesa-pátria cometido por Jair Bolsonaro e defendemos o funcionamento das Instituições brasileiras. Está na hora de Bolsonaro responder pelos seus ilícitos!

João Daniel
Presidente estadual do PT e da Federação Fé Brasil

Edival Goes
Presidente estadual do PCdoB e 1º vice-presidente da Federação Fé Brasil

Reynaldo Nunes
Presidente estadual do PV e 2º vice-presidente da Federação Fé Brasil,

Aracaju, 19 de julho de 2022

Mais notícias