logotipo joao daniel

João Daniel defende medidas para vencer a “Crise do leite”

O deputado federal João Daniel (PT-SE), coordenador do Núcleo Agrário do PT na Câmara dos Deputados, tem demonstrado preocupação com a chamada “Crise do leite”, que tem afetado produtores de leite em todo o país, mas em especial na região Sul do país. João comemorou o decreto Nº 11.732/2023, assinado pelo presidente Lula e que fortalece a cadeia produtiva do leite no Brasil. O texto publicado durante a semana altera o Decreto nº 8.533/2015, instituindo o Programa Mais Leite Saudável, buscando, à médio prazo, a solução dos problemas dos produtores que fazem parte da cadeia de fornecimento a indústria de laticínios.

Mas para o sergipano e toda a Bancada do PT e do Núcleo Agrário, é preciso ir além e garantir uma subvenção adicional aos agricultores familiares que tenham produção mensal de até 10 mil litros de leite, o que alcançaria mais de 90% dos produtores familiares nos principais estados produtores.

“Essa discussão vem sendo aprofundada, em consulta à nossa bancada e aos movimentos do campo, com o objetivo de complementar as medidas que estão sendo tomadas pelo Governo. Ações como a prorrogação das parcelas do crédito rural vencidas entre agosto e dezembro deste ano, em razão da queda nos preços, também serão sugeridas. É preciso lutar para manter essa cadeia produtiva viva e forte para a sobrevivência de uma grande parcela da população que depende exclusivamente dessa atividade”, disse João Daniel.

Crise do leite

As ações do governo Bolsonaro passado atingiram, sem distinção, os produtores de leite brasileiros, permitindo a importação de leite com redução de tarifa, o que dificultou a maioria dos produtores nacionais, dificultando muito a vida dos pequenos produtores e promovendo o fechamento das queijarias e laticínios, bem como a queda de toda a produção leiteira brasileira.

“Os produtores de leite convivem com essa crise gerada pela redução do preço pago ao produtor também pelo aumento da importação de lácteos no âmbito do Mercosul, e pelo aumento dos custos de produção. Tudo isso tem sido caótico e nós estamos dispostos, enquanto Núcleo Agrário do PT na Câmara, a promover uma saída para esta problemática”, completou o deputado.

Ascom João Daniel

Mais notícias