logotipo joao daniel

João Daniel destina emenda para formação de Agente Popular de Saúde do Campo

O deputado João Daniel participou na quinta-feira, 28, do I Encontro Estadual de Agentes Populares de Saúde do Campo no Assentamento Dorcelina Folador, em Itaporanga D’ajuda. O projeto é uma parceria entre o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e contou com emenda parlamentar do deputado. O projeto envolve seis (6) estados: Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Sergipe.

A pesquisadora da Fiocruz e médica sanitarista, Paulete Cavalcante de Albuquerque, coordena o projeto “Formação de Agentes Populares Mãos Solidárias na Comunidade” e explica o objetivo do projeto. “A gente, na pandemia, percebeu mais agudamente a importância do trabalho popular na saúde. Quando o povo estava sem cuidados, sem norte, sem uma orientação mais clara de como sobreviver na pandemia, nós passamos a formar os Agentes Populares de Saúde, e logo depois, os Agentes Populares de Saúde do Campo. Visto que os assentamentos também sofreram muito com a pandemia, assim como os acampamentos, os agentes populares de saúde do campo vêm suprir uma lacuna da Política Nacional de Saúde Integral do Campo, Florestas e Águas, onde em todo governo Bolsonaro não foi desenvolvida nenhuma ação em relação a saúde da população do campo. A gente entende que cada um desses agentes voluntários, mesmo voluntários, mesmo tomando conta de vinte famílias somente, eles vão conseguir promover a saúde e melhorar a qualidade de vida da população do campo. E, nos prepararmos para no próximo governo, no governo Lula, estarmos reivindicando uma política integral da saúde do campo e a incorporação também dos agentes populares”, informa a médica.

José Ramos, coordenador do Projeto de Agente Popular de Saúde do Campo, fala da parceria com o deputado João Daniel. “É com uma emenda do deputado João Daniel, que estamos formando 42 Agentes Populares da Saúde do Campo em todas as regionais do nosso Sergipe. É um projeto que tem a intencionalidade de fazer um acompanhamento, onde o povo cuida do povo. Quero agradecer a todos os apoiadores a apoiadoras desse projeto”, diz José Ramos.

Dona Francisca Pereira da Silva destacou a alegria de estar participando do projeto. “Esse projeto é um sonho. Quando estiver espalhado em todo país vai estar realizado. É a nossa luta do MST e de todas as pessoas pela melhoria da saúde popular e científica, é o casamento. Hoje estamos muito felizes. Eu mesma ando sem saber o que falo de tão bom, porque eu não sabia dos conhecimentos eu sei hoje. Hoje, já estamos fazendo um grande trabalho coletivo”, diz orgulhosa Dona Francisca.

Andréia de Jesus Silva, dirigente estadual do MST em Itaporanga d’Ajuda, diz que entende a importância do projeto nas áreas de assentamentos e fala da parceria com a prefeitura de Itaporanga. “Estamos construindo parcerias com o município, aonde a gente busca e temos apoio. O nosso objetivo é avançar e botar esse projeto pra frente junto do município, com apoio da Secretaria da Saúde de Itaporanga e o prefeito. Nosso objetivo aqui é ampliar mais agente de saúde popular do campo”, enfatiza Andréia.

Para a dirigente nacional do MST de Sergipe, Cleosvalda Maria Goes Santos, que é do assentamento Adão Preto, em Nossa Senhora da Glória, o encontro de agentes populares de saúde do campo é muito importante para todos da reforma agrária. “Para nós que vemos nossos assentamentos construídos e, na maioria das vezes, as políticas públicas não chegam até a ponta, até nosso povo, é muito importante. Estamos nesse projeto com o apoio do nosso companheiro e deputado federal João Daniel, que nos deu essa força e está nos ajudando nesse processo para que esse projeto seja não só para os seis (6) estados. Que possamos elevar esse nível de participação social com nosso povo, para que outros agentes populares se formem, participem, dialoguem com nossas famílias e participem também dentro dos municípios na construção social. Parabéns ao nosso deputado João Daniel, que tem esse compromisso com a causa dos agricultores e dos trabalhadores da reforma agrária e com toda a classe trabalhadora do nosso estado de Sergipe e de todo o nosso país”, diz Cleosvalda.

Para João Daniel, essa emenda é uma realização. “Como deputado fico muito feliz de ter emenda parlamentar que ajuda no projeto de plantar saúde preventiva para o estado de Sergipe”, finaliza o parlamentar.

Também estava presente à secretária Municipal de Saúde de Itaporanga d’Ajuda, Emanuelly Carvalho Hora.

 

Ascom João Daniel

Mais notícias